Ensaios

Cidade das Artes - Rio de Janeiro

Ensaio Paula & Fábio

Você sabe por que eu fotografo?


Eu sempre me faço essa pergunta. Dependendo da fase, a resposta muda um pouco. Agora uma parte constante nessa resposta é porque eu amo conhecer pessoas. E quando você é contratado/convidado para fotografar alguém, na minha cabeça, eu ganho uma chave de acesso para um mundo novo. Às vezes a chave te dá acesso a todos os cômodos da casa, às vezes você só tem acesso a sala e lavado. Mas tudo bem, é um acesso e uma oportunidade de conhecer outro mundo. É claro que não tenho a pretensão de fotografar a essência de ninguém. Nem nós mesmos nos conhecemos 100%, não é mesmo? Mas quero ter o privilégio de poder gerar a minha melhor interpretação de uma pessoa, assim como faziam os pintores.


E fotografar esse casal foi maravilhoso! Conheci a Paula e o Fábio através da indicação de outro profissional que respeito muito, o Lucas Lermen. Estamos falando aqui de três fotógrafos excepcionais e super talentosos.


E gente, ser contratada/convidada para fotografar outro fotógrafo é uma mega responsabilidade e uma super honra também. Para mim, é sinônimo de reconhecimento do meu trabalho.


Mas, voltando...conheci a Paulinha e o Fábio através do Lucas. Sabe quando a gente conversa com uma pessoa e sente uma energia boa? Foi assim com eles! ♥ E não foi só primeira impressão! Eles são um casal do bem, super carinhosos, super talentosos, engraçados, sou fã de carteirinha - deu para perceber, né?


E quando eles me chamaram para esse trabalho, nem pestanejei. Já fui logo perguntando: Quando? Onde? 😊


O convite surgiu porque eles precisavam de fotos para colocar nos materiais de divulgação, site e para uma entrevista que deram para o jornal Extra.


O local escolhido foi uma sugestão minha, por conta da neutralidade. Eu queria que eles fossem o destaque da foto! Mas gosto de ouvir o fotografado. Para mim, é importante que o local escolhido faça sentido para a pessoa, família ou casal. Tem que ser um lugar que eles gostem ou se identifiquem. Se houver uma história do lugar com a pessoa então, fica perfeito!


Passamos uma tarde muito divertida na Cidade das Artes, lugar que super indico para você visitar se ainda não foi.


Outra coisa que eu achei maravilhoso é que conversamos muito. O ensaio ficou colaborativo. Trocamos muitas ideias e eles toparam todas as minhas loucuras (risos). Gratidão por isso!


Eu já gostava muito deles e depois desse ensaio, acho que selamos de vez nossa amizade!


Eu sempre falo que a fotografia nos exige muito tempo, muita dedicação e é verdade! Agora ela também nos presenteia muito! Seja com uma imagem incrível, seja com uma amizade como essa. Paulinha e Fábio são os presentes mais novos que a fotografia me deu. E por isso só posso agradecer ao Lucas e ao universo! Gratidão!