Imagem capa - Autoretrato na Pandemia - Projeto Obscura por Ana Campbell
Retratos

Autoretrato na Pandemia - Projeto Obscura

Tudo começou há três semanas atrás quando eu vi uma matéria sobre esse projeto no G1. O projeto foi criado pelo Bruno Alencastro.
Achei a ideia incrível! E mandei uma mensagem para o Bruno perguntando se eu poderia repostar a matéria no perfil da escola e se ele toparia participar de uma live. Bruno gentilmente aceitou. Foi uma aula. Ele tirou todas as dúvidas. E além de mim, dois amigos também aderiram ao projeto. 


Autoretrato do amigo e fotógrafo Luiz Guilherme Dias

Esse projeto tem como objetivo criar uma câmera escura utilizando a janela. Eu queria criar minha imagem também porque estamos vivendo um momento histórico. Desde 14 de março acompanho os dias através da janela. Nesse período de quarentena sai de casa apenas 5 vezes. Esse projeto representa isso.
Na primeira tentativa eu cobri a janela com jornal e não funcionou. O jornal é muito pesado, ficava soltando toda hora e deixava passar luz também.
Segunda tentativa já foi melhor. Usei papel alumínio de cozinha. Consegui bloquear bem a entrada de luz mas a imagem não estava muito nítida.



Foto da Janela Coberta com papel Alumínio. Crédito : Luiz Guilherme Dias

Terceira tentativa mudei o tamanho de buraco no alumínio para deixar a imagem mais nítida. Esperei alguns dias. Para funcionar a foto precisamos de um dia de Sol. E finalmente, consegui! Na parede do armário eu tenho a paisagem da minha janela do quarto (primeira foto do artigo).
No teto eu via também a rua e a cerca do prédio.


Foto: Ana Campbell - teto do quarto

Você se animaria a repetir a brincadeira na sua casa?