10/11/2019 às 03:10 Sobre Fotografia

Você fala a maior língua do mundo?

805
6min de leitura

Você iria para uma entrevista de chinelos?

Acredito que a grande maioria tenha respondido: Não!

E o motivo é bem simples. Em uma entrevista queremos encantar o recrutador, “vender nossa imagem”.

Agora uma outra pergunta. Você acha que a primeira impressão acontece no dia da entrevista? A resposta é não!

A primeira impressão acontece quando ele vê a sua foto no LinkedIn. Você não tinha pensado nisso?

Andy Warhol, considerado o gênio da pop art, disse certa vez, de forma bastante categórica, que “a imagem é tudo”. E disse mais: “na sociedade, pessoas, eventos e produtos dependem de projeção contínua de sua imagem nos meios de comunicação para ‘existir’ aos olhos do público”.

De acordo com especialistas no mercado de trabalho, uma foto profissionalmente elaborada, por profissionais que lidam especificamente com esse nicho, pode aumentar em até 65% as chances de alguém ler na integra uma mensagem ou um currículo de um indivíduo.

Logo, a importância de uma foto de perfil, seja ela para fins profissionais ou para divulgação em redes sociais, tem muito a ver com a quantidade de pessoas que a visualizam, pois pode garantir bem mais que o dobro do acesso de uma simples descrição destituída de imagem. Isso se dá, entre outros motivos, pela dificuldade que se tem nos tempos atuais de se debruçar sobre um texto, fazendo com que uma imagem facilite a decisão.

Seguem alguns depoimentos que recebi de clientes que comprovam as estatísticas.

Pessoal! Preciso não só fazer uma recomendação, mas praticamente um marketing! Conheci o trabalho da Ana por indicação de um membro da minha família e logo no primeiro contato, a Ana foi extremamente solícita e atenciosa as minhas ideias, por mais que eu nunca tivesse feito nada parecido. Nos encontramos no local de trabalho dela e em segundos fiquei super à vontade. Ana me apresentou o local e conversamos sobre como seriam as fotos e inclusive sobre as roupas que usaria. Quanto a sessão em si, acho que foi a experiência mais agradável. Rimos muito e fui orientado de forma extremamente profissional e sempre deixado confortável e leve, para as fotos terem o melhor resultado possível. A atenção da Ana com cada detalhe da foto, do ambiente e da iluminação foram absolutamente fantásticos. E prova cabal do resultado fantástico foram todas as minhas mídias sociais atualizadas, um crescimento de visitas nos meus perfis e uma série de elogios! Recomendo a todos o trabalho e a pessoa! Certamente vão sair com uma ótima sensação de investimento bem feito e uma boa conexão profissional!

Jonathan Pereira – IT Specialist na Ceptis

 “Ana é uma fotógrafa talentosíssima, eu sempre quis fazer fotos profissionais, pois atualmente imagem é algo que devemos investir, porém adiei ao máximo por achar que seria chato. Com a Ana, a história foi diferente, me diverti bastante... ela consegue nos envolver e extrair o melhor de nós, em linha com a imagem que queremos passar. super Índico e recomendo a Ana!!

Patrícia Franco - Account Management na Siemens

Minha querida Ana não tira fotos: ela faz muito mais - capta momentos incríveis, olhares atentos, movimentos que passam desapercebidos por um olhar comum. Ana me acompanha em todos os eventos, porque sabe extrair o melhor de cada foto, conhece bem a luz, propõe locais inusitados para as fotos, tem um senso fino de sensibilidade para pouquíssimos no mundo....por isso a Ana é tão especial e recomendo de olhos fechados e de coração para pessoas e empresas que querem tornar seu evento e seu momento único.

Vera Lorenzo – Empresária e fundadora do Fala Idiomas

O que muitos especialistas de RH dizem também é que o fato de mostrar sua imagem em um perfil, já significaria uma disposição para correr riscos, uma qualidade imprescindível para quem pretende ingressar nesse tão acirrado e disputado mercado de trabalho.

Portanto, se você utiliza a sua imagem de perfil como pública (ou seja, visível para todos) você está um passo a frente dos que só mostram para as suas conexões.

Outros pontos que uma foto pode gerar.

1 - Empatia

De acordo com o dicionário, empatia significa: “projeção imaginária ou mental de um estado subjetivo, quer afetivo, quer cognitivo […]”. Na psicanálise, estado de espírito no qual uma pessoa se identifica com outra, presumindo sentir o que está sentindo.

Significa dizer que, a importância de uma foto de perfil, seja ela em redes sociais ou em outros meios, pode ocasionar uma identificação entre o observador e o observado, algo que não acontece através do que se vê escrito numa descrição.

2- Humanização

Uma foto de perfil em redes sociais é uma boa estratégia quando o assunto é atrair a atenção de outro ser humano.

Uma foto humanizada traz uma ideia de proximidade entre ambos, uma sensação de que ambas as necessidades possam ser atendidas, que nasce ali uma cumplicidade que, para fins de mercado de trabalho, pode identificar a atuação de um indivíduo envolvido em situações que só um ser humano pode enfrentar.

Dica: Procure escolher uma foto que esteja sorrindo.

3- Autoconfiança

Procure escolher uma imagem para seu perfil que apresente um trabalho de postura, colocação adequada do olhar, posição da cabeça e dos ombros, e tudo o mais que transmita autoconfiança e vontade de utilizá-la na instituição ou no mercado de trabalho como um todo.

É importante salientar que autoconfiança nada tem a ver com beleza e, sim, com a postura e o olhar do indivíduo durante o registro fotográfico

 4- Mecanismos Cerebrais

Pesquisas científicas bastante respeitadas garantem que o tempo que uma pessoa precisa para gostar ou não de uma determinada imagem não ultrapassa 1/10 de segundo.

Isso significa dizer que, esse é o tempo que uma imagem tem para agradar determinado indivíduo sob pena de que, este, resolva escolher entre você e outro candidato.

Essas técnicas já são bastante utilizadas no mercado de trabalho e em vários ramos da atividade humana, como: no cinema, televisão, propaganda, etc.; ao fazerem com que o indivíduo fique exposto a determinada imagem por fração de segundos, que, segundo eles, seria o suficiente para que aquela imagem fique impregnada no cérebro humano.

Logo, se a foto de um perfil em redes sociais, é elaborada de forma a impressionar à primeira vista, sairá na frente na concorrência pela visualização.

5- Uma imagem vale mais que mil palavras

Uma foto de perfil, pode ser responsável por revelar entre 80% e 90% de quem você é. Quando esta foto é trabalhada por fotógrafos, por exemplo, as chances das suas melhores características serem utilizadas positivamente são muito maiores.

Pode parecer um exagero, mas o que diz muitos especialistas é que a ausência de uma foto no perfil de uma rede social pode significar timidez ou algo a esconder. E uma foto mal executada também pode passar uma impressão errada de você.

Agora se você não pode utilizar de um serviço profissional ainda, seguem algumas dicas para você trabalhar:

1-    Procure locais onde a luz favoreça o seu rosto.

2-    Evite a luz do Sol (entre 10h e 15h) porque essa luz vem de cima e gera uma sombra abaixo dos olhos, fazendo parecer que você tem olheiras.

3-    Procure um local que ilumine bem os seus olhos.

4-    Faça uma foto com sorriso.

5-    Escolha um fundo branco para a sua foto.

6-    Escolha roupas neutras sem estampas ou dizeres.

A fotografia é a maior linguagem do Mundo. É universal e todos entendem, independente da sua língua nativa.

Uma imagem pode fazer toda a diferença na sua carreira. Se você segue a Vera Lorenzo, ou já fez o curso de LinkedIn com ela, você sabe disso.

Veja esses exemplos:

- Ray Livez é um fotógrafo de Nova Iorque com mais de 200 mil seguidores no Instagram. Recentemente ele ficou mais conhecido ainda mais por publicar fotos da escadaria onde foi feita a cena do filme Coringa e foi tema de várias matérias em revistas e jornais.

Photo: Bebeto Matthews, AP

- Empresa Fala Idiomas. A Vera Lorenzo investe na imagem dos seus funcionários. Esse dia foi incrível porque as meninas foram recebidas por duas profissionais. A maquiadora e a fotógrafa. E no final da sessão elas estavam super felizes pela experiência.

Foto: Ana Campbell

- Empresa WeWork. A empresa WeWork investe tanto na fotografia de arquitetura apresentar seus escritórios quanto oferece dias com fotógrafos profissionais para os membros gerarem fotos para os seus perfis.

Foto: Luiz Guilherme Dias

Foto: Ana Campbell

- Loja da KitKat no shopping Morumbi em São Paulo atrai clientes para a loja com a imagem belíssima da loja e imprimindo a sua foto em uma barra de chocolates. E com isso consegue multiplicar em até 5x o valor do seu produto.

Você pode saber mais sobre essa notícia que engloba imagem e experiência nos links da Veja e PodCast Fhox.

A fotografia tem sim um forte poder.

A sua empresa investe na imagem ? Você investe na sua imagem? Você investe na imagem da sua empresa? Ou melhor, a sua empresa fala a maior língua do mundo?

10 Nov 2019

Você fala a maior língua do mundo?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

fotografia, retratos, maior língua do mundo

Oie, posso te ajudar? Sinta-se à vontade para me chamar no Whats. :-)
Logo do Whatsapp